Search
Close this search box.

7 Dicas para usar o seu dinheiro de forma inteligente

Compartilhe:

Precisa economizar dinheiro e não sabe como? Tem feito uma verdadeira ginástica para conseguir fechar o mês no azul? Leia até o final e confira as dicas infalíveis para usar bem o seu dinheiro!

1 Sempre pesquise preço

A menos que seja uma compra emergencial, nunca deixe de pesquisar preços e condições de pagamento. Hoje em dia temos a facilidade de fazer pesquisas pela internet e até sites que fazem comparação de preços, como o Zoom. Se for o caso de comprar em loja física e você não puder ou não quiser ir pessoalmente para pesquisar os preços, entre em contato com o atendimento pelo telefone. 

Os preços podem variar muito de uma loja para outra, assim como as condições de pagamento. Dedique um tempo para realizar essa pesquisa e analise com calma as possibilidades. 

2 Negocie

Quase todos os comerciantes trabalham com uma margem de descontos que podem aplicar em cada produto. E isso vale para qualquer ramo do comércio! Não tenha vergonha de pechinchar, afinal, a negociação é a essência da atividade comercial. Aplique essa regra no dia a dia e você vai se surpreender com os resultados!

3 Não acumule parcelamentos

O parcelamento nem sempre é uma desvantagem, principalmente para produtos duráveis e mais caros, como móveis ou eletrodomésticos. Porém, é muito perigoso cair no acúmulo de parcelamentos porque eles comprometem a sua renda mensal. Prefira sempre pagar à vista quando se tratar de produtos como vestuário, compras de supermercado ou itens menores e menos caros. Já tem parcelamento e precisa fazer outra compra parcelada? Espere um parcelamento acabar para começar outro, a menos que seja uma compra emergencial.

4 Saiba usar seu cartão de crédito corretamente

Essa dica é muito importante! O Cartão de crédito facilita muito a nossa vida porque ganhamos tempo para o pagamento, podemos nos planejar melhor com as compras, fazer parcelamentos e ganhar pontos que podem ser trocados por milhas, descontos e outros benefícios. 

Mas um mau uso do cartão pode te colocar em maus lençóis! Os cartões de crédito têm os juros mais altos do mercado e você precisa tomar cuidado para que esses juros não incidam sobre as suas contas. Nunca parcele a fatura ou a pague parcialmente pois os juros que serão aplicados são altíssimos. 

Procure saber dos benefícios que sua operadora de cartão oferece, como pontos, clube de vantagens e milhas. Use esses benefícios e você vai se surpreender com o quanto pode economizar.

5 Aproveite vendas sazonais e descontos

Fique de olho nas promoções e liquidações que acontecem ao longo do ano. Para além da conhecida Black Friday, o comércio é repleto de outras datas boas para comprar, tal como a semana do consumidor. Para comprar roupas, por exemplo, prefira sempre as épocas de final de estação, em que as lojas entram em liquidação antes de lançar novas coleções. 

6 Faça uma revisão os serviços contratados por você

Certamente você possui plano de saúde, seguro automotivo, plataformas de streaming, TV à cabo, plano de celular entre outros serviços contratados. Separe um tempo para revisar cada um deles e decidir o que você realmente utiliza. Para os serviços que não tenham fidelidade, faça uma pesquisa para saber se eles são vantajosos em relação aos concorrentes. Se você possui seguro para carros, por exemplo, você pode optar por uma proteção veicular que possuem mensalidades muito mais baratas e prestam um serviço de qualidade. 

Cooperlink, por exemplo, é uma empresa com grande credibilidade que trabalha com planos super em conta e ainda possui um clube de benefícios com uma ampla rede de parceiros que oferecem descontos significativos para os conveniados em vários segmentos. Aqui você encontra mais informações e todas as dicas para a encontrar a Proteção Veicular ideal para o seu carro.

7 Tenha uma reserva de emergência

Como o próprio nome já diz, trata-se de uma reserva de dinheiro para ser usada apenas em casos de extrema necessidade ou para você ter como se manter no caso da perda de sua fonte de renda, como em uma demissão, por exemplo. O objetivo deste tipo de reserva é evitar o endividamento em casos de imprevistos financeiros.

Portanto, não devemos confundir a reserva de emergência com aquele dinheiro que você poupa para realizar uma viagem, trocar de celular ou dar entrada em um financiamento. O dinheiro destinado à reserva emergencial nunca pode ser usado, a menos que se trate realmente de uma emergência.

Uma boa dica para esse início é a antecipação do FGTS através do saque-aniversário. Sacando o dinheiro do fundo de garantia e aplicando-o no Tesouro Selic você não vai ter nenhum tipo de prejuízo, pelo contrário! Vai começar a sua reserva com um bom empurrãozinho!

crédito consignado através do FGTS possui as melhores taxas do mercado e não compromete a sua renda mensal, já que você pode antecipar até 5 parcelas do fundo e o pagamento é feito de uma vez só, automaticamente, quando as parcelas forem liberadas pela Caixa Econômica Federal.

Faça uma simulação e comece agora mesmo a criar sua reserva de emergência! O processo é rápido, prático e todo online. Em alguns cliques a sua antecipação do FGTS cai na sua conta!