Saiba como consultar e regularizar a situação do seu CPF
O Serasa divulgou dados alarmantes no início do mês (05/04) informando a quantidade de brasileiros com restrições no CPF. Segundo o órgão 65,2 milhões de pessoas estão inadimplentes, com restrições no CPF.
Desde o início da pandemia, maio de 2020, que essa marca não era atingida. Geralmente, o processo para uma pessoa se transformar em um devedor é bem parecido.
Primeiro o inadimplente atrasa o pagamento de alguma conta. Depois iniciam as ligações de cobrança diariamente e, caso não seja regularizado neste período, a empresa prejudicada encaminha aviso de dívida para as entidades de proteção ao crédito (como Serasa e SPC).
No quarto passo as empresas de proteção ao crédito encaminham uma carta para o devedor avisando que o CPF será incluso na lista do órgão em 10 dias, caso ele não quite o débito.
Se mesmo depois de todos os passos o devedor não pagar a dívida, o CPF fica com restrição.
Pessoas negativadas não conseguem realizar abertura de contas bancárias, não tem linhas de crédito e não conseguem realizar matrícula em universidades privadas.
Em 2012, o Supremo Tribunal Federal determinou que empregadores podem desistir de uma contração caso haja restrições no CPF do candidato.
Polêmicas à parte, sabendo das dificuldades que o brasileiro enfrenta diariamente, o ideal é se manter na linha e evitar restrições em órgão de proteção ao crédito.
Existem duas ferramentas que podem ser utilizadas para consultar as dividas pela internet: o site do Serasa e por meio do SPC Brasil.
Como consultar dívidas no Serasa
A consulta de dívidas inscritas no Serasa é feita de maneira simples, objetiva e gratuita. Ela pode ser feita de três maneiras:
- Site da Serasa
- Aplicativo para sistema Android e iOS
- Telefone 0800 591 1222
No primeiro acesso é necessário informar dados como CPF, e-mail, data de nascimento e nome completo. Por último será necessário criar uma senha.
O interessante que a partir da criação do login, sempre que julgar necessário, o usuário poderá consultar o score (pontuação de crédito), e acompanhar se existem restrições, dívidas e acordos feitos diretamente pelo site. O melhor de tudo isso é a gratuidade no serviço.
Como consultar dívidas no SPC
Já no SPC o processo de consulta não é gratuito. É necessário desembolsar um valor a partir de R$16,90 para conseguir monitorar as pendencias financeiras. O site de acesso é o SPC Brasil.
Como regularizar as restrições e o nome negativado
No Brasil, geralmente, as lojas esperam o prazo de 30 dias para incluir o nome do devedor no cadastro de inadimplentes, apesar de que as empresas podem incluir no dia seguinte ao atraso.
Após a regularização (pagamento completo do débito) a loja ou banco tem cinco dias úteis para pedir que as entidades retirem o nome do comprador da lista de inadimplentes.
Se houver acordo entre as partes, o nome do devedor precisa ser retirado dos órgãos de proteção ao crédito, antes do fim do pagamento.
O ideal é não deixar o CPF ficar sujo, causa transtorno e tira o poder de compra do cidadão.
Uma boa opção para quem precisa de dinheiro para poder limpar o nome é a antecipação do saque do FGTS. Qualquer pessoa com saldo na conta do fundo de garantia pode realizar a antecipação de até 12 parcelas. Clique aqui para informações completas de como antecipar seu FGTS e aqui para fazer uma simulação online. Aproveite para limpar o seu nome!