Search
Close this search box.

Descubra se você tem valores a receber no Banco Central!

Compartilhe:

Este tem sido um assunto muito falado nos últimos dias: O Banco Central anunciou novo site para as pessoas verificarem se possuem algum valor esquecido a receber. Estima-se que aproximadamente 8 bilhões de reais foram esquecidos em bancos nos últimos anos por cerca de 24 milhões de pessoas físicas e jurídicas. Veja como saber se você está entre elas!

Em Janeiro o BC disponibilizou um site para consulta dos valores a receber mas, devido a grande procura, o sistema saiu do ar por sobrecarga e um novo foi criado. As novas consultas podem ser feitas pelo site valoresareceber.bcb.gov.br que estará disponível a partir de hoje, dia 14 de Fevereiro.

Quais são os valores a receber?

Os valores disponíveis a receber são referentes às seguintes situações, veja se você se enquadra em alguma delas:

  • Contas poupança ou corrente que foram encerradas com saldo disponível
  • Tarifas cobradas indevidamente e que tenham tido a devolução estabelecida em acordos firmados pela instituição
  • Parcelas ou operações de crédito cobradas indevidamente cuja devolução tenha sido acordada pelo BC
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito
  • Dinheiro não reivindicado de consórcios encerrados

Como saber se eu tenho valores a receber?

Para consultar se você possui ou não valores a receber, basta acessar o site no dia 14 de fevereiro e informar o seu CPF e sua data de nascimento, ou CNPJ e data de abertura se a consulta for para pessoa jurídica.

No ato da consulta você fica sabendo apenas se há ou não quantias a receber. Os valores exatos serão informados a partir do dia 07 de março, em data exata informada pelo sistema na hora da consulta. Guarde bem a data informada pelo sistema para que você possa solicitar a transferência do valor no dia indicado.

Importante: Para efetuar sua consulta no Sistema de Valores a Receber, saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência, é necessário ter uma conta no gov.br que seja Prata ou Ouro. Caso você ainda não possua uma conta, basta fazer um cadastro gratuito no site ou baixar gratuitamente o aplicativo na Google Play ou App Store.

Cuidado com Golpes!

Mas ATENÇÃO: não caia em golpes! O Banco Central não entra em contato direto com as pessoas para informar sobre valores a receber ou pedir confirmação de dados pessoais. Nunca clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram, nem faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. Vale também dizer que o único site oficial para consulta e solicitação de resgate é o valoresareceber.bcb.gov.br.

Caso você não esteja entre os 24 milhões de brasileiros que possuem valores a receber, não fique triste! A Credlink está com uma modalidade de antecipação do FGTS que ajudará a equilibrar as contas nesse início de ano. Nessa modalidade, você pode antecipar até 10 anos de saque-aniversário do seu Fundo de Garantia e fazer o uso imediato desse dinheiro que já é seu por direito! As taxas são as mais vantajosas do mercado e você não compromete a sua renda mensal, já que a quitação do crédito acontece automaticamente, assim que a Caixa Econômica Federal libera o saque-aniversário. Faça uma simulação online aqui e fique por dentro de todos os detalhes!