O ano de 2021 tem sido um ano de instabilidade para a maioria dos brasileiros, e muita gente se pergunta se fazer empréstimo para antecipar o saque do FGTS é uma boa opção. Neste artigo, vamos mostrar o que os economistas dizem sobre o assunto para que você possa tomar uma decisão com mais segurança. O FGTS foi, por anos, e ainda é, o maior patrimônio do trabalhador de carteira assinada. Porém, até 2017 seu rendimento era muito baixo e as pessoas acabavam perdendo dinheiro por não poder sacá-lo e aplicá-lo de maneira mais rentável. Este quadro mudou e, nos últimos 3 anos, o rendimento do FGTS bateu a poupança e alcançou a maioria das aplicações de renda fixa disponíveis no mercado financeiro. Em outras palavras, isso quer dizer que deixar o FGTS parado não vai acarretar, como antes, sua desvalorização. Porém, atenção! Economistas afirmam que deixar o FGTS parado pode significar um grande problema para quem não tem uma reserva de dinheiro disponível (nesta frase, criar link para a reportagem da Valor Investe – link ao final do texto). Ainda que o rendimento anual do FGTS tenha melhorado, o grande problema continua: Não adianta render muito se você não pode sacar o dinheiro no momento certo. A equação é simples: se você não tem nenhuma reserva e não pode sacar seu FGTS, o que te resta a fazer numa situação de emergência? Isso mesmo, contrair dívidas. E o problema maior é que, numa emergência, você acaba recorrendo ao cartão de crédito ou ao cheque especial, já que são as maneiras mais rápidas de acesso a crédito. Só que essas opções são as que têm os juros mais altos do mercado – chegam a 329,3% ao ano! E, de repente, você se vê endividado até o pescoço, algo que poderia ter sido evitado se você tivesse uma reserva disponível. Agora, se você já possui dívidas, não resta a menor dúvida: a melhor opção para o seu caso é antecipar o FGTS e quitar suas dívidas o mais rápido possível.
Resumindo, a recomendação dos economistas é clara:
- Possui dívidas? A melhor opção é sacar o FGTS e quitar as dívidas.
- Não possui uma reserva? Saque o FGTS para evitar o endividamento. Emergências acontecem!
- Não possui dívidas e possui reserva mas quer sacar o FGTS para aplicações mais arriscadas? Pode sacar o FGTS mas apenas se você possui conhecimentos e o perfil para investimentos mais complexos.
- Não possui dívidas, possui uma reserva e não pretende investir o dinheiro agora? Não saque o FGTS
Se você se enquadra na situação 1, 2 ou 3 e quer seguir a recomendação dos economistas, temos uma modalidade imperdível de antecipação do FGTS para você.
Link para a matéria da Valor Investe: https://valorinveste.globo.com/objetivo/hora-de-investir/noticia/2020/06/22/fgts-agora-rende-mais-que-cdi-e-tesouro-selic-vale-a-pena-sacar.ghtml