Com a inflação em alta você precisa criar um orçamento familiar

Compartilhe:

Com o Brasil atingindo uma das maiores inflações do G20 – grupo dos países mais ricos -, segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), fica cada vez mais evidente a necessidade de criar um orçamento familiar.

O objetivo do orçamento familiar é controlar todo dinheiro que a família ganha e gasta, para organizar as contas, manter o pagamento dos boletos em dia, evitar dívidas desnecessárias e conquistar metas individuais quanto familiares.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), de abril de 2022, mostrou que mais de 28% das famílias brasileiras estavam com dívidas. Ainda segundo a pesquisa, este alto registro de endividamento se dá graças a pouca tração econômica, inflação alta, como vimos acima, e renda baixa. Infelizmente, algumas famílias precisam abrir mão de parte do que tem costume de consumir para manter as dívidas pagas.

O endividamento alto é registrado em um contexto de pouca tração econômica, inflação alta e renda baixa. Para as famílias, a situação pode significar ter de abrir mão de parte do consumo para pagar as dívidas.

Por estes motivos, todos os membros da família precisam participar ativamente e assumir as responsabilidades financeiras para obter sucesso na forma de lidar com o dinheiro. Já demos 7 dicas para usar seu dinheiro de forma inteligente e sugerimos livros que ensinam a usar melhor seu dinheiro. Hoje vamos ajudar você a criar um orçamento familiar.

Como criar um orçamento familiar

1 Reúna a família e liste os gastos da casa

O próprio nome já diz: orçamento familiar. Por isso, todos, inclusive os filhos precisam participar desta reunião. É importante ensina-los, desde cedo, a lidar com dinheiro.

Liste os gastos considerando despesas fixas como aluguel e condomínio e despesas variáveis como água, supermercado e combustível. As eventuais despesas também precisam aparecer nesta lista como a compra de remédios, por exemplo.

2 Some as receitas da família

Calcule o valor das fontes de renda dos membros familiares. Inclua renda fixa como salários, benefícios, pensões e as rendas variáveis como renda extra, prêmios e retorno de investimentos. A ideia é obter os valores das receitas ao longo do mês. Anote ou use programas criados para estes registros para organizar essas informações.

3 Determine as responsabilidades de cada pessoa

Este item significa definir como os gastos serão divididos entre os membros familiares. Podem utilizar como parâmetro o valor da renda de cada um ou dividir as contas que cada um pagará.

4 Defina quem será responsável pelo orçamento familiar

Fazer reuniões todos os meses é cansativo e desgastante. Escolha uma pessoa para cuidar do orçamento familiar ou coloque como regra que cada um seja responsável pelo preenchimento da planilha ou anotações. O importante é saber se cada um está mantendo suas responsabilidades em dia.

Perguntas como: a soma dos gastos ultrapassa os ganhos? Qual setor consome mais nosso dinheiro? A família continua endividada? Temos pendências financeiras? Precisam ser respondidas em uma análise rápida do orçamento familiar.

5 Criar objetivos familiares

Traçar objetivos é importante e vai motivar a família a ser manter na linha. Viagens, troca de carro, compra de imóvel, entre outros. A Credlink pode ajudar no financiamento de empréstimos para dar fim as dívidas. Veja no link.

6 Ter reserva emergencial

Toda família precisa ter uma reserva emergencial para evitar sustos com casos inesperados. Coloque isso como objetivo da família. Controle dos gastos ajudam a alcançar as metas financeiras e melhoram os relacionamentos interpessoais. Se você ainda não tem uma reserva emergencial, uma boa opção para começar é com a antecipação do FGTS. De forma rápida e com as melhores taxas do mercado, seu dinheiro cai na conta e você passa a poder contar com ele em casos de emergência e imprevistos.

Organizar seu orçamento familiar não precisa ser um desafio e com as dicas que a Credlink passou fica ainda mais fácil conseguir. Comece a acompanhar nosso blog e veja os benefícios de ser nosso cliente.