O Governo Federal regulamentou a Medida Provisória (MP) que permite o abatimento de até 85% em dívidas do FIES – Fundo de Financiamento Estudantil. Estudantes inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) e beneficiários do Auxílio Emergencial poderão ter descontos de até 92%.
O objetivo deste programa de renegociação de dívidas do FIES, segundo o Governo Federal, é reduzir o índice de inadimplência do financiamento, que vem aumentando desde o início da pandemia. Calcula-se que o valor das dívidas em atraso chegue a 6.6 bilhões de reais. Há mais de 1 milhão de estudantes com atrasos superior a 90 dias.
A medida vai beneficiar estudantes que estão com o nome negativado por causa das dívidas com o FIES e também os fiadores preocupados com a inadimplência de débitos que podem recair sobre eles.
Quem tem direito à renegociação da dívida com desconto?
Estudantes que aderiram ao FIES até o segundo semestre de 2017 têm direito ao desconto em suas dívidas. Os estudantes que possuem débitos em aberto de 90 a 360 dias terão direito a um desconto de 12% no pagamento à vista ou a possibilidade de parcelamento em até 150 parcelas sem juros ou multa.
Mas, se seu débito está em aberto há mais de 360 dias, seu desconto poderá chegar a até 92%. O pagamento dos valores remanescentes da dívida poderá ser parcelado em até 10x, desde que se mantenha o valor mínimo das parcelas que é de 200 reais.
Como aderir à renegociação do FIES?
A partir do dia 07 de março, os estudantes aptos à renegociação das dívidas do FIES deverão procurar as instituições vinculadas ao programa: Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Os usuários que aderiram ao crédito pela Caixa já podem consultar via internet, clicando aqui, se podem ou não se beneficiarem do programa de negociação. Após confirmar que pode aderir, o estudante deverá gerar o boleto das parcelas ou da quitação.
Se seu crédito foi contratado pelo Banco do Brasil, a adesão ao plano de renegociação poderá ser feito diretamente pelo aplicativo do banco para Android ou IOS. Basta acessar a opção Soluções de Dívidas e, depois, Renegociação FIES. O Banco do Brasil também informou que, a partir do dia 19 de fevereiro, o App exibirá um aviso na tela para as pessoas que têm direito à renegociação.
Uma boa opção para quem pretende aproveitar o desconto de quitação à vista, é a antecipação do FGTS através do saque-aniversário. Com a Credlink você pode antecipar até 12 parcelas do seu fundo de garantia mesmo se estiver negativado. Não perca mais tempo e quite suas dívidas do FIES aproveitando a antecipação do seu FGTS!