Como se proteger de golpes financeiros na internet

Compartilhe:

A internet é um espaço democrático onde todos tem voz, inclusive, pessoas mal intencionadas. É comum acompanharmos notícias em jornais e TV sobre golpes, onde a internet foi usada como plataforma.

Com o aumento dos pagamentos online é bem mais fácil ter um cartão clonado ou ser atraído por preços abaixo do mercado e etc.

Um estudo Pace Pulse, realizado pela FIS, confirmou que em 2021 os brasileiros ampliaram o uso de pagamentos digitais.

Na pesquisa foram ouvidas 2.000 pessoas com idades entre 18 e 78 anos, entre outubro de 2020 e agosto de 2021. Este estudo é realizado no Brasil há dois anos e mostra o que é realidade no mercado financeiro.

Segundo o estudo, 52% dos entrevistados confirmaram que utilizam pagamentos online e 49% dos consumidores compram via aplicativo. Dos entrevistados, 40% usam formas de pagamento sem contato e os QR Codes já fazem parte dos pagamentos de 31% dos brasileiros.

Outra instituição de renome, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), divulgou que houve um aumento sugestivo nos golpes conhecidos como “engenharia social”.

Nestes o golpista usa a manipulação psicológica para convencer a vitima a fornecer a senha, o número do cartão e dados pessoais para conseguir realizar saques nas contas dos correntistas. Neste estilo de golpe, houve um aumento de 165% somente em 2021.

A boa notícia é que existe a segurança cibernética para se proteger contra os golpes. Mas, o que é segurança cibernética? Na verdade, é um conjunto de ações sobre pessoas, tecnologias e processos contras os ataques cibernéticos. Ela tem o intuito de proteger os dados físicos e digitais de uma pessoa.

Agora que você entende um pouco sobre golpes e sobre a segurança cibernéticas vamos às dicas de como se proteger contra golpes na internet.

Desconfie de solicitações de senhas por telefone, celular e e-mail

Todos os dias quando assistimos na TV notícias sobre golpistas as instituições financeiras relembram: nunca solicitamos senhas de cartão de crédito ou código de segurança.

Essas informações são pessoais e intransferíveis e não devem ser informadas nem para pessoas próximas. Já ouviu falar da expressão popular “a ocasião faz o ladrão”? Então, tome cuidado e guarde este segredo até de familiares.

Cuidado ao se desfazer de cartões de banco e de crédito

Destrua o chip e a tarja preta no verso! Mesmo se o cartão estiver inutilizado, acredite, os golpistas conseguem reativa-lo. Os bancos nunca enviam pessoas até a residência dos clientes para buscar cartões ou pegar informações pessoais.

Caso ocorra a tentativa de fraude pelo telefone a dica é: desligar imediatamente e acionar a central de relacionamento da instituição financeira.

Acompanhe as notificações de compras

Muitas instituições encaminham para o celular cadastrado SMS com as compras realizadas. O problema é que muita gente está desacostumada a verificar as mensagens recebidas.

Caso não reconheça a compra, entre em contato com a operadora do cartão e bloqueie imediatamente.

Observe os sites antes de comprar pela internet

É bom observar a barra de endereço, se existe um cadeado. Ele significa que o site é confiável para as compras. Optar por empresa já estabelecidas e reconhecidas no mercado também é uma boa para evitar as fraudes.

Outra precaução importante é manter o computador protegido com antivírus e programas firewall e AntiSpam. E sempre que for fazer uma nova compra digite os dados e evite salvar dados do cartão em sites desconhecidos.

Dica básica – Acompanhe os extratos de despesas

Verifique o extrato todos os dias. Quem melhor para saber sobre as compras que o dono do cartão? Através do extrato você fica sabendo todas as movimentações e controla até os gastos pessoais.

Neste artigo você aprende a se proteger também contra o Golpe do Empréstimo consignado. E neste aqui sobre como se proteger do Golpe da Antecipação do FGTS. Fique atento!

O conselho mais importante é comprar com segurança. A Credlink mantém todas as normas de segurança em dia e se coloca a disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre nossos produtos financeiros. Aproveite e faça uma simulação online de antecipação do FGTS!