Algumas operadoras de cartão de crédito oferecem uma modalidade de empréstimo via cartão. É uma opção para quem busca dinheiro rápido e sem burocracia mas, como veremos neste texto, nem sempre vale a pena!
Como funciona o empréstimo com cartão de crédito?
Geralmente trata-se de uma opção disponível pelo próprio aplicativo da operadora do cartão. O cliente faz uma simulação e a solicitação do empréstimo. A instituição realiza então uma análise de crédito na qual verifica o perfil de gastos e pagamentos do cliente para se certificar de que ele está apto para a contratação. Após feito e assinado o contrato, o dinheiro é liberado na conta do cliente. A conta corrente não precisa necessariamente estar vinculada ao cartão de crédito, apenas ao titular do mesmo. As parcelas do crédito adquirido, embora sejam cobradas diretamente na fatura do cartão, não interferem no limite de compras que permanece o mesmo. É como se fosse um crédito extra concedido ao cliente pela operadora. Embora seja uma opção viável para quem precisa de dinheiro urgente, as taxas e os juros não são os melhores do mercado. Vale lembrar que, além dos juros, geralmente uma contratação de empréstimos prevê taxas de IOF, registro, tributos, seguros e outras despesas que devem ser verificadas detalhadamente no contrato antes de sua assinatura.
É fundamental pesquisar sobre as opções de empréstimos e crédito pessoal disponíveis no mercado antes da tomada de decisão. O empréstimo no cartão de crédito possui taxas de juros bem altas que giram em torno de 4.4% ao mês e 66% ao ano. Quando comparadas a outras modalidades disponíveis, como o crédito consignado através da antecipação do FGTS, por exemplo, vemos que o empréstimo com cartão de crédito não é uma opção vantajosa, visto que o consignado costuma ter taxas de 1,99% ao mês.
O empréstimo via antecipação do fundo de garantia, através do saque-aniversário, é uma opção igualmente rápida e sem burocracia. A contratação é feita 100% online e, com alguns cliques, o dinheiro cai na conta do cliente. Tendo as taxas mais baixas e vantajosas do mercado, é uma opção que vale muito a pena ser considerada por quem precisa de dinheiro urgente e não pode se comprometer com parcelas altas. O pagamento do empréstimo é feito de uma só vez, no momento da liberação das parcelas pela Caixa Econômica Federal, sem impactar a renda mensal do contratante.
Outra vantagem desta modalidade é que ela está disponível mesmo para pessoas negativadas. Para contratar, basta ser trabalhador em regime CLT ou possuir saldo na conta do FGTS. Quer saber mais sobre a opção de crédito através da antecipação do FGTS? Clique aqui e conheça todos os detalhes!