Search
Close this search box.

Empréstimo usando o FGTS: quando vale a pena?

Compartilhe:

Neste artigo, vamos mostrar o que os economistas dizem sobre o assunto para que você possa tomar uma decisão com mais segurança.

O FGTS foi, por anos, e ainda é, o maior patrimônio do trabalhador de carteira assinada. Mas até um tempo atrás seu rendimento era muito baixo e as pessoas acabavam perdendo dinheiro por não poder sacá-lo e aplicá-lo de maneira mais rentável. As opções de saque ainda são limitadas, mas, por outro lado, sua rentabilidade melhorou bastante nos últimos anos. Deixar o FGTS rendendo continua não sendo um grande investimento, mas deixá-lo parado não significa mais que seu dinheiro está desvalorizando. Vamos ver então o que os economistas falam sobre o assunto.

Economistas apontam: é melhor uma reserva em mãos do que FGTS parado.

Alerta importante dos economistas para 2021: só é vantagem deixar o FGTS parado se você NÃO possui NENHUMA dívida e se possui uma RESERVA de dinheiro disponível. Ainda que o rendimento anual do FGTS tenha melhorado, o grande problema continua: Não adianta render muito se você não poderá ter o dinheiro no momento certo.
A equação é simples: se você não tem nenhuma reserva e não pode sacar seu FGTS, o que te resta a fazer numa situação de emergência? Isso mesmo, contrair dívidas. E o problema maior é que, numa emergência, você acaba recorrendo ao cartão de crédito ou ao cheque especial, já que são as maneiras mais rápidas de acesso ao crédito. Só que essas opções são as que têm os juros mais altos do mercado – chegam a 329,3% ao ano! E, de repente, você se vê endividado até o pescoço, algo que poderia ter sido evitado se você tivesse uma reserva disponível.

É por isso que sempre dizemos: quitar dívidas é maravilhoso, mas você já experimentou ter uma reserva?

Evite as dívidas e não perca mais tempo! Aproveite nossa modalidade de crédito de antecipação do FGTS e experimente a tranquilidade de quem tem uma reserva disponível!