Search
Close this search box.

Golpe do Empréstimo Consignado: Saiba Como Evitar

Compartilhe:

Nos últimos dois anos foi registrado um aumento de 60% nas fraudes financeiras e, entre elas, os golpes de empréstimos consignados tiveram crescimento expressivo.
Para quem não sabe, o empréstimo ou crédito consignado é quando você pega dinheiro emprestado e o valor das parcelas é descontado diretamente em sua folha de pagamento, salário ou aposentadoria. Normalmente esse tipo de empréstimo é destinado a servidores públicos, pensionistas e aposentados, mas também existe a opção de crédito consignado através do FGTS, destinado a qualquer pessoa que possua saldo no fundo de garantia. Neste último caso, o contratante faz uma antecipação do saque, aderindo ao saque-aniversário da Caixa Econômica Federal, e recebe até 5 parcelas do fundo através de uma instituição autorizada.
É verdade que o empréstimo consignado tem uma vantagem muito grande em relação às demais modalidades de empréstimo pessoal: as taxas de juros são as mais baixas do mercado. Porém, é preciso desconfiar de condições excessivamente vantajosas e ficar atento aos sinais de possíveis golpes. Veja a seguir os principais sinais suspeitos.

  1. Desconfie de vantagens excessivas
    Embora o empréstimo consignado seja, na maioria das vezes, muito vantajoso em se tratando de juros baixos e condições facilitadas de pagamento, é preciso estar atento às práticas mais comuns no mercado. Faça uma pesquisa e compare as taxas que estão sendo oferecidas com as outras opções existentes de instituições conhecidas. Aqui na MRP Promotora, por exemplo, temos a menor a taxa do mercado, que é de 1,99%. Se o oferecido for muito menos do que isso, pode ligar o alerta vermelho, é possível que seja golpe!
  1. Solicitação de depósito na contratação é golpe!
    Segundo a Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, não existe nenhum tipo de empréstimo em que a pessoa precise fazer qualquer pagamento antecipado, seja de impostos, taxas falsas de cadastros ou antecipação de parcela. Esta prática é criminosa e nenhuma empresa confiável solicita qualquer quantia em dinheiro no processo de contratação de crédito.
  1. Instituições sérias não pedem senhas ou informações sigilosas
    Hoje em dia é muito comum nos depararmos com processos inteiramente digitais para contratação de crédito ou outros serviços financeiros. E há muitas instituições sérias e confiáveis que disponibilizam seus serviços de maneira totalmente online. Entretanto, é preciso estar atento! Desconfie se a empresa solicitar dados sigilosos como conta bancária, CPF ou senhas. Essa não é uma prática confiável. Nunca forneça seus dados sigilosos em cadastros digitais ou por telefone! Essa é a principal via que os golpistas utilizam para praticarem seus crimes. A prática mais comum e confiável é a solicitação apenas do nome e informações para contato, como fazemos no site da MRP. Neste artigo, falamos sobre empréstimos online e damos dicas valiosas sobre como saber se você pode confiar ou não. Confira!
  1. Pesquise sobre a instituição e veja se ela é autorizada
    Uma das razões que faz com que o empréstimo consignado seja confiável é o fato dele ser intermediado por instituições autorizadas e com credibilidade no mercado. Nós, da MPR, por exemplo, fazemos parte do grupo Credlink, que é uma instituição autorizada, junto à Caixa Econômica Federal, para empréstimos consignados de antecipação de FGTS e outras modalidades. Pesquise na internet sobre a instituição, pergunte a amigos e familiares e verifique se a empresa é autorizada junto ao órgão ao qual será feita a cobrança.

Os golpistas costumam agir de maneira sutil e possuem técnicas cada vez mais avançadas de praticarem fraudes e crimes. Portanto, é imprescindível, para além das precauções aqui apontadas, ficar sempre atento ao extrato de pagamento do seu benefício (FGTS, pensão ou aposentadoria) para identificar e denunciar com rapidez caso venha cair no golpe do empréstimo consignado.