O que é o saque emergencial?
O saque emergencial do FGTS é uma medida de saque lançada pelo Governo Federal no ano de 2020 para contenção dos impactos econômicos da pandemia da Covid-19. O saque foi permitido a qualquer trabalhador que tivesse uma conta no Fundo de Garantia – fosse ela ativa (de um emprego atual) ou inativa (de um emprego passado). O valor permitido para o saque era de até um salário mínimo.
Teremos saque emergencial em 2021?
Atualmente, o saque emergencial é uma das medida mais aguardadas pelos trabalhadores em 2021. Porém, o Ministério da Economia já sinalizou que não planeja uma nova liberação do saque emergencial do FGTS este ano.
Existe outra opção de saque do FGTS em 2021?
Os trabalhadores que aguardavam ansiosamente pelo saque emergencial ainda podem sacar uma parcela do FGTS através do Saque Aniversário. O saque de aniversário é uma modalidade de saque do fundo de garantia em que todos os trabalhadores com saldo positivo no FGTS (conta ativa ou inativa) podem sacar parte do fundo, uma vez ao ano, mesmo sem haver demissão. Para realizar o Saque Aniversário, o trabalhador deve solicitar a modalidade em um dos seguintes canais: no aplicativo do FGTS, no site da Credlink, pelo internet banking da Caixa Econômica Federal ou presencialmente nas agências da Caixa.
Atenção! O Saque Aniversário de 2021 já começou, mas quem optar pela modalidade este ano só poderá realizar o saque a partir de 2022.
Qual é a opção para quem precisa sacar o FGTS ainda este ano?
Se você precisa sacar parte do seu FGTS com mais urgência, existe uma maneira: contratar o crédito consignado a partir do saldo do FGTS. Na credlink estamos com uma modalidade imperdível de antecipação do FGTS em que você pode antecipar até 5 parcelas do seu Saque de Aniversário. O processo é todo digital, sem burocracia e sem consulta do SPC ou Serasa. O dinheiro cai na sua conta rapidinho e você não precisa esperar até 2022.