Search
Close this search box.

Vale a pena antecipar financiamento de veículo?

Compartilhe:

Quando financiamos um veículo, ou moto, geralmente pedimos prazos estendidos para que as parcelas caibam no bolso. Como trata-se de um bem de alto valor, as parcelas são altas e duram por longos períodos. Porém, você percebe que vai ter condição de acelerar o financiamento e pensa: será que vale a pena antecipar o financiamento de veículos?

Antecipar o pagamento significa que você vai pagar antes do prazo de vencimento estabelecido no contrato. Geralmente, reduz os juros, o que seria uma vantagem, mas se a escolha for realizada impulsivamente e sem planejamento pode fazer você ficar no vermelho.

Leia também: 5 passos para acabar com as dívidas rapidamente

A quitação antecipada também pode ser chamada de amortização da dívida, que foi assumida ao comprar um veículo. A possibilidade de antecipação das parcelas está prevista no Código e Defesa do Consumidor, no artigo 52, que diz que “é assegurado ao consumidor a liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros e demais acréscimos”.

Agora vamos explicar o você precisa levar em consideração antes de optar por antecipação de pagamento.

Como funciona a antecipação de financiamento de veículos?

A quitação antecipada de financiamento de veículos é calculada sobre o valor bruto ou valor total e atual da dívida. Esse recurso também existe no empréstimo consignado, financiamento de imóveis, entre outros.

O ideal é procurar o banco ou a instituição financeira com o qual você negociou a compra do carro ou moto e informar o desejo de quitação antecipada. O objetivo é reduzir o tempo de pagamento e diminuir os juros.

Quando devo quitar o financiamento antecipadamente?

Você tem um financiamento que ainda tem muitas parcelas em aberto. Daí você recebe um dinheiro que não esperava, uma promoção no trabalho ou uma herança, por que não?

Na prática, você precisa comparar a taxa de juros de uma possível aplicação financeira e a rentabilidade de um investimento alternativo.

Antecipar financiamento só compensa se o dinheiro utilizado na quitação for grana extra. Outro motivo para antecipar o financiamento seria se não houvesse dívidas com juros maiores, como o cheque especial ou faturas do cartão de crédito em atraso.

Usar a reserva emergencial também é uma alternativa, mas lembre-se que a reserva emergencial, para ser usada de forma inteligente, precisa ser usada apenas em casos de extrema necessidade.

Leia também7 Dicas para usar o seu dinheiro de forma inteligente

Antecipar financiamento com taxa menor de 2% ao mês não é tão vantajoso quanto parece. É preciso entender a matemática e não focar apenas no alívio psicológico.

Às vezes é muito mais interessante investir, viajar, fazer cursos ou realizar outras metas financeiras.

Agora que você entendeu melhor sobre antecipação de um financiamento de veículo, comece a seguir o blog da Credlink e fique por dentro das melhores dicas sobre gestão de finanças pessoais!